ENGENHARIA SANITÁRIA

1- Conhecer as principais enfermidades epidemiológicas que têm notificação obrigatória aos órgãos de saúde pública, saber de que forma se manifestam e como podem ser tratadas.

2- Fazer um estudo sobre o parasitismo na sua localidade, propondo medidas para combatê-lo.

3- Explicar a sua Seção como se transmitem e quais são as causas das seguintes enfermidades: tuberculose, febre tifóide, difteria, malária, poliomielite e dengue.

4- Explicar à comunidade as precauções a serem tomadas para que não se difunda uma enfermidade contagiosa durante o isolamento do paciente e depois de sua alta.

5- Demonstrar como escolher, preparar e ventilar um quarto de doente.

6- Saber lavar e esterilizar os objetos utilizados em pacientes.

7- Identificar quais os principais contaminadores do meio ambiente e seus efeitos que têm para a saúde.

8- Colaborar em uma campanha de saúde pública na sua cidade.

9- Participar de um mutirão de limpeza de uma determinada área.

10- Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo, e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.

11- Visitar o Centro de Controle de Zoonoses ou órgão similar de sua localidade, elaborando relatório sobre suas funções, tarefas e funcionamento.

12- Elaborar painel que demonstre como se dá a captação, o tratamento e a distribuição da água em sua localidade, bem como sua destinação após o uso.

13- Conhecer os efeitos colaterais na ingestão de medicamentos, tais como: antibióticos, anestésicos, sedativos, etc.

14- Participar de um mutirão de limpeza de uma determinada área.

15- Possuir noções gerais sobre os problemas causados pelo lixo, e formas de separação, reciclagem e coleta seletiva, bem como a destinação adequada do lixo, de acordo com seu tipo e sua procedência.