GINÁSTICA

1- Demonstrar conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, descrevendo o sistema cárdio- pulmonar e o mecanismo de contração muscular, citando a função dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

2- Saber verificar a freqüência cardíaca, no processo de exercício, identificando a faixa de treinamento e os sinais de risco.

3- Conhecer as funções dos alimentos. identificando os diferentes grupos, vitaminas e sais minerais, e ser capaz de descrever as necessidades normais de uma pessoa.

4- Praticar, durante um período mínimo de seis meses, de forma programada e constante, algum tipo de ginástica (musculação, aeróbica, hidroginástica, ginástica olímpica, rítmica, etc.)

5- Manter atualizado, durante o período mínimo de dois meses, os registros do seu programa pessoal de saúde, incluindo os dados diários de peso, calorias ingeridas, horas de sono e atividades físicas realizadas, e as medidas semanais de altura e massa muscular (perímetro de bíceps, cintura, peito, etc.).

6- Elaborar um programa de exercícios físicos para alguém da sua idade, para ser desenvolvido durante seis meses.

7- Elaborar trabalho escrito e ilustrado sobre ginástica, incluindo sua origem, evolução histórica e citando um mínimo de cinco modalidades atuais, com suas características.

8- Ser aprovado em exame médico para a prática de exercícios, e correr uma distância de 2.400 metros em 12 minutos.

9- Demostrar conhecimento de três testes de aptidão física, identificando suas características e funções.