Histórico do GEGF 
 
O Grupo Escoteiro Guardiões da Fênix, surgiu da união de um grupo de amigos e pais que um dia fizeram parte de outro Grupo Escoteiro. O primeiro passo foi procurar um local para ser sua Sede, o que não foi nada fácil. Conseguimos a liberação de um espaço público localizado dentro das instalações do C.E.E. Arthur Friedenreich na Vila Alpina no dia 18/04/2009. O local não era tão bonito assim mas, como todo bom escoteiro, restauramos e deixamos o local melhor do que encontramos. Reunimos Pais, Chefes, Amigos e Diretores para iniciarmos um verdadeiro mutirão e transformamos  o local em uma linda sede. Agradecemos à diretora do Clube, Da. Isaura, por todo apoio prestado.
 
 
Em 09 de Maio de 2009, acontece a cerimônia de investidura dos membros que já possuíam a Promessa Escoteira:
 
 
 
 
Nesta mesma data (09/05/09) o grupo toma vida com a realização da 1ª Assembléia de Grupo onde são aprovados o Organograma, o Estatuto e demais detalhes.
A Assembléia contou com a presença em massa dos pais, chefes e Diretoria Distrital. 
 
 

 Em 23 de maio de 2009, o Grupo é oficialmente inaugurado, com o cerimonial de Promessa de novos elementos, condecorações e com uma grande festa no mais tradicional estilo escoteiro que emocionou a todos.