INFORMÁTICA

1- Listar as partes básicas de um microcomputador, saber como ligá-lo e desligá-lo corretamente e apontar as boas e más práticas de operação.

2- Conhecer, no mínimo, três perféricos, apontando sua utilização e operação.

3- Usar o computador para executar uma das seguintes tarefas:
- Jornal da sua Seção ou artigo da Seção para o jornal do Grupo Escoteiro.
- Registro e controle de integrantes de sua Seção.
- Circular sobre uma atividade externa, com croquis de acesso ao local.
- Tabelas de despesas e formulários de inscrissão em atividades.
- Tabelas de etapas de classe da sua Seção.

4- Conhecer os perigos dos vírus de computador, as formas de evitar o contágio e como combatê-los.

5- Conectar um computador pessoal à Internet, via telefone, utilizando modem interno ou externo, e enviar um e-mail. Também acessar via www, a página de uma Seção Escoteira localizada em uma cidade diferente da sua.

6- Conhecer a história dos computadores, desde os primeiros instrumentos, como o ábaco, até os equipamentos mais modernos, caracterizando as diferenças entre cada uma das gerações de computadores pessoais.

7- Instalar um computador pessoal e fazê-lo funcionar, demonstrando conhecer os cuidados necessários para a sua ligação à rede elétrica.

8- Conhecer algum sistema operacional e seus comandos, demonstrando seu uso e aplicações.

9- Explicar o que é um programa de computador, demonstrando conhecimento de uso de, no mínimo, dois softwares aplicativos, dentre eles um editor de textos, uma planilha eletrônica, um banco de dados, um software de apresentação, de agenda e um browser, explicando o seu uso e suas aplicações.

10- Identificar, no mínimo, 10 profissões em que o uso da informática constitua uma ferramenta de trabalho, ou 10 aplicações da informática no mercado de trabalho.

11- Fazer uma apresentação a sua Seção, apresentando os conceitos de CAD/CAM, Multimídia e Desktop Publishing, ou criar e apresentar à Seção uma home-page de sua própria autoria, a qual deve estar pronta para ser alojada em um provedor de Internet.

12- Mostrar conhecimento prático de uma linguagem de programação, fazendo um programa que sirva como ferramenta para a resolução de um problema proposto pelo examinador, discutindo com ele seus resultados.