O RAMO SÊNIOR

A Fase do Desafio

 
 
Nossa Bandeira...Guerreira como os Guardiões!
 
 
Ativa, Unida, Destemida,
A nossa Tropa Sênior será sempre a mais querida!!!
Tropa Sênior, Sênior é:
-É que é bacana!
Tropa Sênior, Sênior é:
-É que é legal!
Ser Sênior é: (Hey!)
-É que é bacana!
Ser Sênior é: (Hey!)
-É que é legal!
 
 
A Tropa Sênior/Guia é o ramo escoteiro em que ficam os jovens de 15 a 17 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do sênior e da guia visam aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e social. é introduzido valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança suficiente para enfrentar qualquer situação.

A Tropa Sênior (masculina), Tropa Guia (feminina) ou Tropa Sênior Mista é dividida em no máximo 4 patrulhas de 4 a 6 jovens. Cada patrulha adota um nome característico, que pode ser o de algum acidente geográfico bem conhecido pela patrulha ou de uma tribo indígena nacional.
 

 
ETAPAS DO RAMO SÊNIOR
 
 
ESTÁGIO INTRODUTÓRIO
(PARA NOVIÇOS QUE NÃO FORAM ESCOTEIROS - PROMESSA SÊNIOR)
 


1.1 Escotismo:
a) Demonstrar conhecimentos sobre a história do Escotismo e a vida de seu fundador;
b) Conhecer a estrutura de uma Unidade Local de Escotismo e o que é uma seção escoteira autônoma;
c) Demonstrar conhecer o uniforme e o traje Escoteiro;
d) Conhecer o sistema de distintivos utilizados no Ramo Sênior;
e) Conhecer o sinal, o lema e as saudações escoteiras;
f) Conhecer os sinais manuais de formatura e os sonoros de chamada.

1.2 Ar Livre:
a) Saber armar e orientar uma barraca;
b) Demosntrar que sabe utilizar um lampião e um fogareiro, e as normas de segurança para seu uso;
c) Demonstrar que sabe aplicar os seguintes nós: direito, escota, escota alceado, volta do fiel, volta da ribeira e nó de correr;
d) Saber arrumar uma mochila;
e) Demonstrar que sabe utilizar e conservar corretamente faca, facão e a machadinha, bem como as regras de segurança para seu uso;
f) Confeccionar um esboço orientado de seu bairro.

1.3 Cidadania:
a) Saber cantar corretamente o Hino Nacional;
b) Conhecer e preparar as cerimônias de bandeira.

1.4 Valores:
a) Cumprir os preceitos de sua crença religiosa.
b) Conhecer e cumprir a Lei e Promessa Escoteira.

ESTÁGIO PROBATÓRIO
(PREPARAÇÃO PARA INVESTIDURA SÊNIOR)


2.1 Escotismo:
a) Conhecer a história do acampamento da Ilha de Browsea;
b) Conhecer a estrutura da UEB a nível regional;
c) Demonstrar conhecimento sobre o Sistema de Patrulhas: Patrulha, Conselho de Patrulha, Tropa, Conselho de Tropa e Corte de Honra;
d) Demonstrar conhecimento dos encargos de patrulha na sede e no campo.

2.2 Ar Livre:
a) Demonstrar que sabe aplicar os seguintes nós: volta redonda com cotes, lais de guia, nó em oito, nó de aselha, nó de catau e balso pelo seio; e a amarra quadrada;
b) Conhecer e saber aplicar os sinais de pista;
c) Saber fazer uma pequena fogueira;
d) Conhecer a indumentária e o material individual para uma jornada, um acampamento e um acantonamento.
e) Planejar e executar em um acampamento uma refeição completa para sua patrulha;
f) Ter participado de pelo menos 2 acampamentos de tropa ou patrulha;
g) Executar sozinho uma pioneiria de pequeno porte;
h) Saber selecionar e acondicionar o lixo no campo e na cidade;
i) Demonstrar possuir noções de orientação e saber ler e orientar uma carta topográfica;
j) Conhecer as suas medidas pessoais, e a sua utilização, sabendo avaliar alturas e distâncias.

2.3 Cidadania:
a) Identificar, descrever e saber o significado das tradições de sua região;
b) Saber cantar o hino de seu estado.

2.4 Valores:
a) Cumprir com os preceitos de sua crença religiosa;
b) Prestar o Compromisso Sênior;
c) Identificar em sua família a vivência e a ausência dos valores expressos pela Lei Escoteira.

2.5 Sociabilidade: Programar, divulgar e desenvolver uma das seguintes atividades, apresentando posteriormente um relatório detalhado por escrito ao Chefe de Seniores:
a) Jantar ou almoço em sua residência para os Seniores de sua Patrulha;
b) Reunião social fora da sede com a participação dos Seniores e convidados;
c) Organizar um evento musical (música ao vivo, discos, fitas, vídeo, CDs, etc.), convidados;
d) Organizar uma atividade esportiva para a Tropa Senior e convidados;

2.6 Comunicação:
a) Fazer uma palestra à Tropa Senior sobre um tema a sua escolha;
b) Visitar um estabelecimento comercial fazendo um relatório de suas observações e apresentá-lo a sua Tropa.

2.7 Economia:
a) Apresentar um demonstrativo de suas receitas e despesas nos últimos 60 dias, e, uma previsão orçamentária de receitas e despesas para os próximos 60 dias.

2.8 Saúde:
a) Demonstrar o tratamento de pequenos cortes, contusões e escoriações. Saber aplicar um curativo com os cuidados necessários para evitar infecção;
b) Conhecer os limites normais de pressão arterial, pulso e temperatura e saber como podem mudar devido a doença ou lesão. Saber tomar corretamente pulso e temperatura.
c) Identificar os problemas de saneamento básico de sua cidade; discutindo possíveis soluções com seu examinador;
d) Relacionar as fontes das seguintes doenças transmissíveis e identificar suas formas de transmissão e tratamento: poliomielite, malária, meningite, tuberculose, doença de Chagas, esquistossomose, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e AIDS;
e) Compreender a importância de reconhecer e tratar rapidamente uma parada cardiorespiratória sabendo aplicar corretamente as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP);
f) Relacionar os itens necessários em um estojo de 1º socorros para sua patrulha.

EFICIÊNCIA I



3.1 Escotismo:
a) Demonstrar conhecer o significado de Jamboree e a história dos Jamborees Mundiais;
b) Conhecer a estrutura da UEB à nível nacional;
c) Conhecer a história de sua patrulha.

3.2 Ar Livre:
a) Demonstrar que sabe aplicar as seguintes amarras: paralela e diagonal;
b) Demonstrar os diversos tipos de fogueiras e descrever as regras de segurança no trato com fogo;
c) Conhecer o material de patrulha necessário para uma jornada, um acampamento e um acantonamento;
d) Elaborar e executar um cardápio para sua patrulha em um acampamento de fim de semana;
e) Ter participado de pelo menos 5 acampamentos de tropa ou patrulha;
f) Ter participado de pelo menos 1 acampamento em conjunto com outros Grupos Escoteiros;
g) Participar de uma jornada de pelo menos 12 km, utilizando a técnica de Percurso de Gilwell por 1 km;
h) Executar uma pioneiria de médio porte com o auxílio de sua patrulha;
i) Organizar um acampamento observando atentamente os "Padrões de Acampamento";
j) Conhecer as características da fauna e flora de sua região e como interagir com o meio ambiente em atividades de campo;
k) Ter noções sobre os processos de filtragem e purificação da água.

3.3 Cidadania:
a) Participar ativamente de uma campanha comunitária.

3.4 Valores:
a) Cumprir os preceitos de sua crença religiosa;
b) Realizar uma auto-avaliação em relação ao compromisso assumido desde sua Investidura.
c) Identificar no cotidiano de sua comunidade a vivência e a ausência dos valores expressos pela Lei Escoteira.

3.5 Sociabilidade: Realizar uma das seguintes proposições:
a) Planejar e desenvolver com o auxílio de companheiros de ambos os sexos, uma reunião especial para a Tropa Sênior;
b) Assistir a uma peça de teatro, ou um filme, ou um show, junto com convidados de ambos os sexos e depois analisar com os participantes seus principais aspectos;
c) Organizar um convescote para a Tropa Sênior com a aprticipação de convidados de ambos os sexos.

3.6 Comunicação:
a) Fazer uma pesquisa sobre um assunto à sua escolha, preparar um relatório e apresentá-lo à sua Tropa;
b) Fazer uma visita a um estabelecimento bancário ou financeiro, fazendo um relatório de suas observações, e, apresentá-lo a sua Tropa.

3.7 Economia:
a) Orçar, executar e prestar contas à Corte de Honra dos gastos necessários para custear um acampamento de tropa ou da organização de uma festa.

3.8 Saúde:
a) Saber identificar a existência de fraturas (internas e externas), entorses e luxações, conhecendo seus tratamentos e socorro de urgência;
b) Conhecer os sintomas e tratamento de urgência de: estado de choque, traumatismo craniano, hemorragia interna e hemorragias venosas e arteriais;
c) Conhecer os sintomas e tratamento de urgência para os seguintes casos: picada de cobras ou animais venenosos, hipotermia, envenenamentos diversos e queimaduras de todos os graus;
d) Saber agir rápido e corretamente no atendimento a acidentados de trânsito, desde a retirada do acidentado de dentro do veículo, identificação dos sintomas, até sua remoção a um hospital;
e) Conhecer os meios improvisados de transporte de feridos, sabendo improvisar uma maca.

EFICIÊNCIA II


4.1 Escotismo:
a) Conhecer a história de Gilwell Park;
b) Conhecer a estrutura do Escotismo Mundial;
c) Conhecer a história do seu Grupo Escoteiro ou de sua seção escoteira autônoma.

4.2 Ar Livre:
a) Demonstrar que sabe aplicar os seguintes nós: nó de pescador, volta do enfardador e volta do salteador, laçada corrediça e cadeira de bombeiro;
b) Demonstrar que sabe aplicar falcaças e costuras em cabos;
c) Conquistar a especialidade de Cozinheiro, Nível II;
d) Ter acampado com a Tropa ou patrulha por no mínimo 15 noites;
e) Ter participado de pelo menos 1 acampamento regional, nacional ou internacional;
f) Planejar, executar e avaliar um acampamento de tropa ou patrulha;

g) Conhecer as técnicas de plantio e poda de árvores;
h) Preparar uma refeição mateira;
i) Fazer um esboço topográfico pelo método da prancheta e pela tela panorâmica;
j) Realizar uma das proposições abaixo:
- Participar de uma jornada de pelo menos 25 km a pé ou 35 km de bicicleta, acompanhado de outro membro de sua patrulha, com pernoite, realizando as tarefas propostas pela chefia, entre elas a elaboração de um Percurso de Gilwell de ao menos 3 km, apresentando posteriormente relatório individual da jornada.
- Realizar, durante um acampamento de tropa, as tarefas propostas pela chefia, entre elas a elaboração de um Percurso de Gilwell de ao menos 3 km, apresentando posteriormente relatório individual da execução.

4.3 Cidadania:
a) Conquistar a especialidade de História Brasileira, nível 2;
b) Ter noções dos Direitos e Devers Individuais e Coletivos previstos na Constituição Federal;
c) Ter noções da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

4.4 Valores:
a) Cumprir os preceitos de sua crença religiosa;
b) Realizar uma auto-avaliação em relação ao compromisso assumido desde sua Investidura e seu progresso após a conquista da Eficiência I.

4.5 Sociabilidade: Realizar três das seguintes proposições:
a) Levar um grupo de jovens que não sejam escoteiros, no mínimo 3 e no máximo 6, na faica de 14-16 anos, a uma excursão com sua patrulha;
b) Apresentar a um grupo de jovens de 14 a 16 anos, que não sejam escoteiros, uma Palestra sobre as atividades da Tropa Sênior;
c) Prestar com sua patrulha um serviço à comunidade, com duração de no mínimo 4 horas;
d) Trazer um grupo de professores (no mínimo 3) para visitar seu Grupo Escoteiro, dando-lhes as informações sobre as atividades realizadas;
e) Ser o responsável pela preparação de uma atividade a ser realizada durante um dia de acampamento e que envolva a participação de jovens da comunidade, com duração de 2 a 4 horas;
f) Organizar uma exposição de ao menos 3 dias sobre o Escotismo aberta ao público, fora do Grupo Escoteiro.

4.6 Comunicação:
a) Fazer uma entrevista com um jovem que não tenha sido escoteiro sobre Escotismo, apresentando-o à sua Tropa Sênior;
b) Visitar um estabelecimento industrial, fazendo um relatório de suas observações, apresentando-o a sua Tropa.
c) Trazer seu pai, mãe ou responsável, para apresentar à Tropa a importância de sua profissão e seus principais aspectos.

4.7 Economia:
a) Planejar, executar e prestar contas, de uma campanha financeira de sua tropa, objetivando que todos os elementos de sua patrulha participem de uma atividade regional, nacional ou internacional.

4.8 Saúde:
a) Conquistar a especialidade de Primeiros Socorros no nível 3.

4.9 Projeto: Realizar um projeto que exija habilidade, aplicação e persistência. Não há restrições quanto a escolhado assunto pelo próprio sênior, mas deve ser algo que o ele possa preparar saindo de conhecimentos rudimentares e alcançando um alto padrão de conhecimentos.
a) Apresentação:
- O Sênior, após decidir sobre o tema do projeto, deve preparar um plano de realização do mesmo, por escrito, para ser apresentado à Corte de Honra e a Chefia. Estas deverão julgar separadamente, se o projeto atende aos requisitos aqui listados e se é algo possível de ser realizado.
- Devem constar da explanação do rapaz os seguintes pontos:
- ilustrações, esboços ou gráficos;
- cronograma com as principais etapas e respectivas datas;
- obejtivos a serem atingidos;
- recursos necessários (humanos, materiais, literatura, etc.);
- explicação sobre a utilidade do projeto.
b) Desenvolvimento:
- Execução - O projeto deve exigir do sênior mais de 3 meses de esforços e estudos, porém, menos de 6 meses para sua perfeita execução. Pode ser permitido o auxílio e aconselhamento de outros seniores, bem como de especialistas tais como técnicos, cientistas e profissionais do ramo abordado pelo projeto. o Chefe pode ser consultado em qualquer das fases, para dar idéias e conselhos.
- Acompanhamento - durante o período de realização do projeto o sênior deverá apresentar pelo menos duas vezes os progressos alcançados. Deve ser indicado o que fo atingido e o que não foi, em vista do planejado, bem como as principais dificuldades encontradas. Nestas apresentações, feitas à Corte de Honra, o sênior pode propor mudanças no cronograma e orçamento, e outras alterações comprovadamente necessárias.
c) Avaliação:
- Quando julgar que cumpriu o projeto e alcançou os padrões fixados, o sênior deve exibir o resultado de seu trabalho à Tropa e apresentar à Corte de Honra um relatório documentado e ilustrado demonstrando o atendimento dos objetivos a que se propôs. A Corte de Honra deve solicitar, sempre que possível, o auxílio de algum técnico no assunto para julgar se os padrões alcançados são satisfatórios.

INSÍGNIA DE MODALIDADE
 
Correia de Mateiro (MODALIDADE BÁSICA - É A NOSSA)
 
 

- Insígnia Naval (MODALIDADE DO MAR)

 


- Insígnia de Aeronauta (MODALIDADE DO AR)

 


Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas etapas, e pelo menos 8 Especialidades, sendo obrigatória a de Excursões e uma outra, relacionada com a Modalidade (Básica, do Mar ou do Ar), essas duas no Nível 3.

CORDÃO DOURADO

 
Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Sênior especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir a Insígnia da Modalidade e que completar 12 Especialidades. 

 
ESCOTEIRO DA PÁTRIA


Concedida pela Diretoria Regional, por proposta da Diretoria de Nível Local, ao Sênior especialmente recomendado pelos Escotistas e pela Corte de Honra de sua Tropa, portador do Cordão Dourado, que possuir a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas etapas, e que possuir, entre as Especialidades conquistadas, um mínimo de 4 do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas no Nível 3. 
CONHEÇA TODOS OS DISTINTIVOS DO RAMO SENIOR E SUAS RESPECTIVAS COLOCAÇÕES NO UNIFORME.
 
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Angelo Ernesto,
9 de jun de 2009 22:12
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Angelo Ernesto,
30 de jul de 2009 21:29
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Angelo Ernesto,
30 de jul de 2009 21:29